segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aí sim !

Aí sim, hein ?




É o printscreen do meu resultado do exame de faixa. Passei apertado, mas passei ! Deixei para falar tudo depois do resultado. Este foi complicado por uma série de fatores inéditos para mim.
O primeiro problema foi aprender a treinar sozinho. Por toda minha caminha anterior, eu sempre treinei com amigos. Sempre tive colegas de faixa para treinar junto, tirar dúvidas, conferir detalhes. Até o meio desta faixa foi assim, mas depois as coisas mudaram. A melhor referÊncia que eu tinha, meu amigo Gabriel Gonçalves, acabou deixando os treinos. Foi o fim de uma era, que durou 12 anos. Por mais que os amigos Rafael Garcia e Diego Sanchez ainda estivessem "por perto", o esquema deles era outro já. Eles me ajudaram muito, mas menos como colegas e mais como instrutores. Devo a eles enormes agradecimentos, sem dúvida.. Mas o difícil foi treinar sem olhar "para o lado", apenas "para cima".
O corpo não ajudou, particularmente neste semestre. Desde que terminei o aprendizado da técnica, e portanto estava autorizado a fazer o exame quando este viesse, compliquei-me de variadas maneiras. O pior foi uma contusão no quadril que arrumei em fevereiro e, quase ninguém sabe, jamais sarou. Isso mesmo: estou treinando contundido há 5 meses. O bagulhou dói aleatoriamente. É possível fazer um treino pesado sem sentir nada e voltar para casa mancando porque dói ao andar. Além disso tive uma virose que me tirou de combate por 3 dias e uma gripe leve, mas persistente, que me acompanha há 3 semanas e fez questão de ir comigo para o exame. A idade pesa na falta de resistência. Ao 38 anos, já não consigo mais repetir as técnicas tantas vezes quanto antes. Preciso fazer algumas das vezes mais lentamente, deixando a explosão muscular para poucos casos. Antes, dava para fazer uma aula inteira "no gás". Agora tenho que escolher a hora de "mandar ver". Também estou acima do peso, e mesmo tendo emagracido um pouco (4kg) do meio do semestre, o peso voltou. Faltou controle da minha parte.
Mas passei. E agora é voltar ao controle de peso. Preciso fechar o ano mais magro, idealmente nos 75kg. A conferir.

2 comentários:

  1. Como eu te disse, sorte é para quem não manja do riscado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, cara. Digo que "sorte não tem absolutamente nada a ver com isso". Eu até recuso os desejos de "boa sorte", pois o certo é não precisar dela para nada.

    ResponderExcluir