quinta-feira, 26 de julho de 2012

Anima Mundi 2012 - Dia 1

Oi gentes. Vou falar das sessões de ontem do Anima Mundi. A ideia é não apenas indicar títulos para buscar futuras nos youtubes da vida, mas até para lembrar do legado deixado. Por conceituação positivista de mundo, não falarei das animações que não gostei. Algum fã esquisito e a vovozinha do diretor que se ocupem disso.
  • Curtas 4 (Sala 1, 16h)
Herstory tem um ritmo lento, e uma história bastante triste. A técnica é impecável, trazendo movimentos secundários que não estamos a ver em CG. É a história de uma moça coreana levada por soldados japoneses durante a ocupação.
Rosette é cômico, sem o ritmo frenético de um Presto ou Oktapodi. Mas muito bem sacado. As texturas apresentadas impressionam. É a história de uma moça que se apaixona pelo açougueiro.
Friendsheep foi o primeiro nota 5. Técnica impecável, com bastante ação secundária e ótimo ritmo. Conta a história de um lobo lavador de janelas que sonha trabalhar em um escritório de... ovelhas ! E tem um belo final.
  • Curtas 1 (Sala 1. 18h)
La Detente tenta humanizar a guerra com um infantilização do visual. Mas não tira o dedo da ferida ao fazer isso. Faltou apenas aquele toque genial.
Jelly Jeff fala de ecologia sem chateação. Tanto que é curto e por isso bom.
Zing, embora soe chinês, é alemão. Fala da morte de um jeito lúdico. Técnica típica de CG, com muito movimento secundário. Final ok, nada surpreendente.
  • Curtas 16 (Sala 3, 19h30)
Nota: foi a sessão mais fraca até o momento. E eu não tinha ido à sala 3 até ontem, fiquei triste de pensar que serão 4 sessões nela no sábado...
Swimming Pool é um curta tcheco que não prima pela técnica e sim pelo roteiro. Conta a história de um cara que quer ir a uma piscina pública, mas quer fazer isso depois que ela fecha para ter privacidade. Mas há uma bela reviravolta no meio na história.
Frictions é nota 3 pois faltou história. Mas o amigo Bruno Saggese vai saber por que eu indiquei para ele.
Bigshot também não prima pela técnica, mas pelo ritmo do humor. Bem sacado.
  • Curtas 2 (Sala 1, 22h)
Nota: essas maratonas ainda me matam...
Melhor sessão até o momento, com 3 notas 5.
Linear é um nacional que vimos na presença do diretor. Conta a história de um micro-personagem responsável por pintar as faixas de trânsito. Técnica fantástica, assombra o espectador que se assuta com os carros passando perto do personagem.
Organopolis mostra as partes do corpo de um garoto conversando entre si. Foi bem por ser ágil e curto.
Edmond était un âne é da escola francesa de histórias melancólicas. Essa escola erra 8 de 10 animações. Mas quando acerta... Faltou apenas o toque genial para tirar um 5.
Chinti é dos meus ! A técnica é uma colagem virtual de pecinhas, dando volume e movimento à formiga que é o personagem principal. Ela vê uma foto do Taj-Mahal e se apaixona por ele, tentando sozinha criar uma réplica. Não bastasse isso, o final surpreende.
Bon Voyage é a história de um refugiado. Eu tava dando nota 4 por ter técnica simples até ver o final. Cinquei na hora.
Slug Invasion é a clássica escolha de animação divertida e ágil. Um grupo de lesmas (!) está tentando invadir o jardim de uma senhora de idade. A CG inclui belos detalhes do jardim. Deixo o toque genial de fora da descrição para o leitor descobrir por si.

Amanhã eu comento as duas sessões de hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário