domingo, 1 de setembro de 2013

Brigas de Torcidas

Os casos recentes de brigas de torcedores em Brasília, primeiro entre sãopaulinos e flamenguistas e uma semana depois entre vascaínos e corinthianos, trouxe novamente a tona a questão das Torcidas Organizadas. Observe, amigo leitor, que não uso o marcador "futebol" neste texto, por nada ter a ver com o mesmo. E, como sempre, o tema vem carregado de um ranço relacionado às referidas organizações e uma argumentação medonhamente estúpida a cerca das mesmas.
Basicamente, já se ouve há 20 anos a ideia de se fechar/encerrar/proibir as organizadas para que isso resolva todo o problema da violência no futebol. Algumas delas foram fechadas e reabriram com nomes praticamente iguais. A similaridade afronta e deveria envergonhar o Ministério Público e especialmente os cretinos promotores que abraçaram essa estratégia. Destaque para Fernando Capez e sua oratória populista escrota. 
Vamos enumerar aqui algumas, mas não todas, as razões de porque culpar as organizadas é burrice aguda.
  • Organizações não agridem pessoas. Pessoas agridem pessoas.

Digamos que você vá fazer compras e o segurança ache que você está roubando mercadorias. Se ele te causar constrangimento, um processo de dano moral cairia contra o estabelecimento. Mas se ele te agredir, como vamos prender o supermercado? Quem responde pelos atos físicos é a pessoa física. Coincidência nas palavras? De modo algum. Se o mesmo segurança deixa o tal supermercado para vir brigar com você na rua, o supermercado agora sequer responde pelo dano moral, pois é assunto completamente pessoal. Então por que as pessoas não percebem essa analogia e acusam as organizadas?
  • A maioria é pacífica
Antes de dizer que "são todos uns animais", pense que, por exemplo, a Gaviões da Fiel tem mais de 60 mil associados. Perdoem-me se eu estiver desatualizado e for muito mais que isso. Ainda assim, quando vemos as cenas de brigas são... dezenas, às vezes nem isso, envolvidos. Então por que vamos punir a maioria de torcedores que não fizeram nada de errado?
  • Vão ao estádio para torcer
O objetivo da organização é tornar a atividade "ir ao estádio" uma experiência mais completa. Agredir os torcedores dos outros times ou das outras organizadas não faz parte dos objetivos da organização. Não há razão, portanto, para culpar a organização pela atitude de parte de seus membros.
Ainda nessa linha, podemos fazer outra analogia. Se um caixa de banco qualquer dá um golpe contra clientes, devemos culpar e fechar o banco por isso? Ou a culpa é o tal caixa, pessoa física, que cometeu o delito?
E só pensar um pouco.

  • Já não deu certo antes
Várias organizadas já foram fechadas antes. A Torcida Independente virou Torcida Tricolor Independente, a Mancha Verde virou Mancha Alviverde. Alguma coisa mudou depois disso? Óbvio que não. E não mudou porque não se atacou a causa: o torcedor violento.

As organizadas tem esse bad blood contra si faz tempo. Deveriam estar lidando com isso de alguma maneira, e nisso falham. Mas a culpa real disso é do mesmo culpado de quase sempre no Brasil: impunidade. O sujeito briga, é preso (ou nem isso) e nada acontece. Continua brigando. Vai à Bolívia matar um garoto com um morteiro, mas agora está solto causando confusão em Brasília.
A culpa disso tudo é de quem não prende e de quem não condena. Basta cumprir as leis que já existem. Fechar essas organizações é populismo barato e ineficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário