terça-feira, 24 de setembro de 2013

Um Novo Gênesis

Por sugestão do amigo Alberto Ciccone, estou iniciando um projeto de reescrever a Bíblia sob a luz do conhecimento científico do século XXI. Que tal ?
Ok, já aviso que não vou fazer o todo o trabalho. Na verdade, duvido que eu sequer termine o Gênesis. Mas vamos nos divertir um pouco...

1. No princípio, Deus, se existir, pensou em criar o céu e a terra. 
2. Mas sem matéria, energia e leis da física, a Terra seria informe e vazia. E o espaço sideral ainda não existia, e o espírito, seja lá o que isso for, de Deus (será ?) pairava sobre as águas, que ainda não existiam. 
3. E Deus (quem ?) disse: "Façam-se os fótons". E fótons foram feitos, aos montes. Mas sua velocidade foi determinada como c, qualquer que fosse o sistema de coordenadas.
4. E Deus viu que os fótons eram bons, e separou energia da matéria, mantendo-se a equivalência entre ambos pela equação e=mc2. E assim terminou a primeira temporada sem que o tempo, que ainda não existia, se passasse.
5. E Deus chamou as quatro forças fundamentais de força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear fraca e força nuclear forte.".
6. E Deus disse: "faça-se uma separação entre matéria clara e matéria escura, conferindo-se massa a ambas pela presença do bóson de Higgs. E tua, matéria escura, está condenada a existir sem ser percebida pelos meus filhos.".
7. E Deus fez o espaço curvo tetra-dimensional em expansão acelerada pela presença da matéria escura. 
8. E Deus determinou que que os quarks se agrupassem em trios, mas que a carga elétrica negativa não tivesse massa jamais, e assim terminou a segunda temporada, renovando-se o contrato para mais duas.
9. E Deus disse: que as galáxias se formem, e as nuvens de gases formem as estrelas com equilíbrio entre as forças gravitacionais e a energia produzida a partir das reações de fusão nuclear.
10. E Deus chamou os corpos aquecidos de estrelas, os frios de planetas (com atmosfera estável), planetóides, luas, asteróides e cometas, os corpos sem estrutura atômica de estrelas de nêutrons, e os quasares, pulsares, aglomerados...
11. E Deus estabeleceu as leis da evolução natural, onde o organismo mais adaptado ao meio deverá prosperar. E assim foi feito.
12. E a Terra produziu algas, briófitas, pteridófitas e outras em abundância, cada qual com a sua semente, embora a clorofila e a fotossíntese não esteja em todas elas. E Deus viu que era bom.
13. E assim terminou a terceira temporada, com o anúncio de que a quarta teria episódios cronologicamente anteriores à terceira, como um prequel
14. E Deus disse "Façam-se as estrelas no céu, já que eu esqueci de fazer essa porra antes, para separar o dia da noite. 
15. Sirvam eles de sinais para marcação do tempo e navegação nos oceanos com ajuda de instrumentos. 
16. E decorem tudo com uma Lua bonita, mas com gravidade suficiente para gerar marés."
17. E Deus colocou-os no céu, o Sol a 150 milhões de quilômetros e a Lua, a 300 mil, sendo que a Terra transita em torno do Sol em órbita elíptica.
18. E, com uma rotação estável de 23h56min, dividiu-se o tempo em dia e noite. E Deus viu que era bom.
19. Assim terminou a quarta temporada, com contrato para mais 3 devido à audiência elevada.
20. E Deus não fez coisa alguma para que os animais fossem originários de seres monocelulares, assim como acontecia com as plantas.
21. E as pressões do ambiente criaram os grandes animais marinhos e terrestres, incluindo os dinossauros, e toda multidão de seres vivos que preenchem a água (inicialmente) e a terra (posteriormente)
22. E Deus os abençoou, seja lá o que isso for: "Frutificai, disse ele, e multiplicai- vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra.". 
23. E assim terminou a quinta temporada.
24. E Deus continuou a não fazer nada sobre o surgimento dos outros vertebrados: anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
25. E as pressões do ambiente adaptaram alguns dos animais para o convívio com o homem, que ainda não existia. 
26. Surgiu então o homem, e este disse "faça-se Deus à minha imagem e semelhançaQue ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra. E que eu cobre um dízimo por representá-lo". 
27. E o homem criou os deuses, à sua imagem e semelhança. E dominou a mulher subjulgando-a a suas vontades.
28. E o homem disse que deus disse "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.". A assim iniciou-se a degradação do meio ambiente.
29. E o representante de deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.
30. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se iniciou a agropecuária.
31. E deus contemplou toda sua obra, e viu que tudo era muito bom. E assim terminou a sexta temporada.

Spoiler alert: sabemos que a sétima temporada foi cancelada pois os produtores não tinham condições físicas de dar seguimento ao projeto.



Um comentário: