segunda-feira, 3 de junho de 2013

Guerra Fria

Amigo leitor, passei o final de semana prolongado embaixo do edredon, exceto pela partida de Battlestations no domingo e duas horinhas em um café com uma amiga. De volta ao ritmo normal, gostaria de resenhar, do meu modo, um excepcional jogo de tabuleiro chamado Twilight Struggle.
Primeiro colocado no ranking do Boardgamesgeek, TS, como eu estou chamando é um jogo pesado. Demora por si só umas 3 horas por partida, embora eu entenda que jogadores experientes possam reduzir isso em 1/3. A explicação não é tão longa, mas acaba sendo recorrente: as ações possíveis são importantes e não se pode errar nisso. A curva de aprendizado é inclinada: marinheiros de primeira viagem demorarão bastante até entender como se joga, e provavelmente serão surrados sem piedade pelo adversário.
Isso posto, o jogo tem um clima incomparável. Simula-se a Guerra Fria entre duas superpotências que quase devastou o planeta. O confronto arrastou-se por 40 anos divididos em 10 turnos. Embora tenha regras iguais, o jogo é assimétrico: outro charme. Segundo análises dos mais conhecedores, a URSS leva vantagem, embora eu mesmo tenha vencido partidas usando ambos os lados. Conceitos como influenciar um governo, patrocinar um golpe de estado ou fazer uso de eventos históricos vão se alternando a cada jogada, tornando cada partida algo único. 
Até o momento, permaneço invicto, com 3 vitórias pela URSS e 2 pelos EUA. Nesta quarta, mais uma partida marcada. Bom demais.

Um comentário:

  1. Olá!! encanta-me seu blog quisesse afiliarlo em meus sites e você enlaça ao mio, se aceita me responde com uma mensagem a emitacat@gmail.com
    beijos!!

    Emilia

    ResponderExcluir