segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Tiro no Pé

A nossa amada, idolatrada, salve-salve Rede Globo realmente dá mostras de que não tem mais interesse em transmitir a Fórmula 1. Marcado para as 15h, o GP foi transmitido apenas em sua primeira metade. Depois disso, com o perdão da palavra, foda-se o espectadorÉ daquelas coisas que realmente não tem explicação. A emissora paga pelos direitos apenas para poder exercer o poder não usar. 
Já houveram precedentes em outros anos. Os GPs do Canadá e Estados Unidos são historicamente vítimas de conflito de horários no Brasil, por serem realizados a tarde em nosso fuso horário. Mas há soluções inteligentes e simples, especialmente como no caso de ontem.
Para começo de conversa, não se tratava de uma final de Copa do Mundo ou de um horário determinado pelos astrólogos e numerólogos de Sirius Beta. Era uma porcaria de um amistoso sem qualquer valor esportivo efetivo. Não sei se foi retransmitido para outros países, mas ainda assim não ia matar ninguém marcar essa bosta para 17h. O mundo teria uma hora a menos de Faustão neste domingo e não vejo como isso poderia ser ruim. Se a corrida sofresse algum atraso por paralisação, coisa nada incomum no Canadá, é a vida. Mas marcar o jogo para 16h é burrice aguda. Fica claro que a Globo se interessa mais pelo binômio audiência-propagada do Faustão do que da Fórmula 1.
Mas vá lá. Digamos que os anunciantes do Faustão falem mais alto, ou que a audiência ativa seja melhor. Para isso existe o Sportv. E esse expediente nem é tão genial assim: foi usado ano passado na transmissão do GP dos Estados Unidos. Entristece, mas quebra o galho. E nem é tão ruim assim, para os pobres mortais que não tiverem tv a cabo ver na casa de um amigo ou do cunhado.
E naquele exato momento, a Globo tinha 3 canais Sportv transmitindo o próprio jogo da seleção (faz sentido para quem quiser trocar de narrador), um jogo ao vivo de volei pela Liga Mundial (faz sentido para quem quer outro esporte) e... VT de Cruzeiro x Internacional, pela emocionante 5a rodada do campeonato brasileiro.
Diz aí: quem é que gosta de futebol e especificamente de Cruzeiro ou Inter a ponto de não ver o jogo da seleção para ver o VT do jogo? Veja bem, amigo leitor, não era o jogo em si, era o VT dele. Burrice aguda novamente.
Para completar o quadro de épica estupidez, o VT da Fórmula 1, que tradicionalmente ocupa a grade do Sportv às 23h do domingo, não ocorreu ! Agora foi demais. Esse foi o cúmulo da burrice aguda. Não conseguir nem prestar atenção à que porra estava passando no lugar. 
Cansei. Mesmo.
Esta semana inicio minha migração para internet. Vou aprender a baixar a corrida, ver depois provavelmente já sabendo o resultado e um prazer a menos (o de ver ao vivo) se esvai. Isso traz consequências até no meu pacote de tv a cabo. Por mim, ficaria apenas com canais culturais para zapear aleatoriamente vez por outra. Talvez nem isso. 
É hora de evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário