sábado, 8 de junho de 2013

Lexuz Box

Amigo leitor, você já ouviu falar dessa caixinha mágica chamada Lexuz Box ? Vou lhe contar do que se trata.
Conheci o aparelho uns 2 anos atrás (2011). A dica veio de um colega da trabalho, a quem me referirei pelo pseudônimo de João. Um belo dia, João perguntou-me se eu conhecia a tal caixa e eu fiz uma careta similar à sua neste momento, amigo leitor. Ele, então, explicou que era um aparelho que comprara dias antes e, instalado entre o decoder da tv a cabo (NET) e o aparelho de tv, simplesmente descodificava todos os canais. Todos. 
Deixando claro que eu não tenho um desses, na medida em que isso é pirataria de sinal, a única exigência necessária é ter um plano mínimo da NET instalado na sua casa. Em caso de se ter mais de um ponto de tv na casa, é necessário um aparelho por ponto.
Soube de pessoas que foram tentar comprar, mas o aparelho virou uma espécie de unicórnio na Santa Ifigênia, na medida em que, por ser ilegal, está sendo apreendido. Que bom! Pelo menos nossa polícia está impedindo que produtos ilegais sejam comercializados por lá. Para se comprar um deles, é preciso bater perna, procurar, fazer cara de criança e, principalmente, não fazer cara de policial. Foi o que me disseram. Eu não tenho um, claro
O preço, segundo me disseram, baixou de R$ 600 para algo em torno dos R$ 400. Tem até estande que só vende a dinheiro, para poder mascarar a operação ainda mais. Ainda assim, some-se um cabo HDMI pois a saída RCA é horrenda: cheia de chuviscos, instável, com distorção de som. Li sobre isso em um blog, pois eu mesmo jamais teria um deles.
Os canais adicionais (pay-per-view de filmes, de esportes, canais premium de filmes e (que horror !) canais eróticos) são liberados imediatamente na instalação da boxO único tipo de canal que não é liberado é os de sinal HD. Soube dessa por um vizinho, já que ter uma dessas é errado.
Porém, com o passar do tempo, a NET altera periodicamente o sistema de codificação de sinal justamente para coibir esse tipo de ação fraudulenta. Com isso, de um dia para o outro aquela série que você estava acompanhando não pode mais ser vista. Horrível! Toca procurar um torrent ou um download RMVB (ou similar) para não perder o fio da meada. O que também é conta a lei, que fique claro, e eu jamais faria isso.
Para contornar a alteração da codificação, são criadas periodicamente alterações no firmware do aparelho. Basta baixar o arquivo, passar para um pen-drive e instalar por uma porta traseira, entre as saídas RCA e HDMI, na posição vertical. Depois basta executar a atualização via controle remoto e readicionar todos os canais, o que felizmente é feito com um só comando para localizar os 204 canais da NET-São Paulo. Segundo o fórum, claro, pois eu nem sei direito o que isso tudo significa: nem tenho um desses.
Recentemente, eu soube de um entrevero novo relacionado à tal Lexuz Box. Simplesmente chegou um lote falsificado de aparelhos no mercado. É preciso verificar a etiqueta de fabricação, pois tudo que chegou ao Brasil em meados de 2012 (um ano depois de eu ouvir falar nele pela primeira vez) é potencialmente suspeito. Instalar o novo firmware no aparelho clone o deixa travado, necessitando reinstalar as configurações de fábrica e ainda assim ficar sem os canais desejados. 
Não seria isso, pergunto como conspirador de final de semana, alguma sacanagem feita pela própria NET ? Não duvido nada.
Felizardo que sou, não tenho o aparelho clone para sofrer com ele. É sério: não tenho mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário