segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Técnicos e Ministros

É conhecida por todos as frase "o Brasil tem 120 milhões de técnicos de futebol e ministros da fazenda.". Não consegui localizar o autor da mesma. De memória, lembro-me dela depois do Desastre do Sarriá em 82, quando vivíamos uma dura crise econômica e fomos eliminados da Copa da Espanha pela futura campeã Itália. Passados 21 anos, somos 200 milhões (ou algo assim), mas definitivamente continuamos a viver na Palpitolândia
Qualquer assunto mais sério que acontece neste país traz uma forte cobertura da midia e na sua esteira uma enxurrada de opiniões de especialistas de teclado. Fico cada vez mais assustado com a quantidade de gente que supostamente entende de detalhes técnicos e está sempre pronta para escrever um par de linhas sobre o assunto. Essa praga se apresentou em cada uma das tragédias dos últimos anos: Chuva na região serrana do Rio, Estação Pinheiros do Metrô, Alagamentos em São Luís do Paraitinga, Enchentes em Santa Catarina, Caso Nardoni, Caso Bruno, todas as derrotas em Copas do Mundo e por aí vamos. Agora foi a vez da boate Kiss, em Santa Maria. 
Milhões de dedos estão ávidos por um espaço cibernético para usar os termos "negligência", "despreparo", "absurdo", "poderia ter sido evitado", "laudo" e "alvará". Apostos alguns dos meus que a maior parte dos opinantes sequer saber definir todos. 
Os juristas, economistas, técnicos esportivos e engenheiros de segurança de final de semana esbaldam-se em letras para dizer o óbvio. Confortar familiares e amigos é que realmente parece difícil. A tragédia evitável talvez tenha sido mesmo apenas uma: a inclusão digital.

3 comentários:

  1. Lembro de ter lido um comentário muito parecido numa comunidade esses dias:

    "Todo mundo se preocupa em achar culpados, em mostrar como elas teriam feito diferente e até em usar a desgraça alheia para defender o que pensa. Mas parece que ninguém se preocupa com as vítimas em si."

    ResponderExcluir
  2. Pequena correção 82 para 2013 = 31 anos, sr. engenheiro.

    Mas palpitar é intrínseco ao ser humano. Gostamos de fazer isto, o problema da inclusão digital, é que todos são quase que obrigados a ouvir o palpite de todos.
    É como eu disse uma vez. O problema da inclusão digital não é qualquer um poder falar o que quer, é que eu ouço tudo que falam e não sei mais distinguir de quem é a voz.

    ResponderExcluir
  3. O que esse caso vai resultar, entre parenteses meu ponto de vista:
    1° Público em geral agora procurarão alvarás de de funcionamento
    (preparem-se para baladas, bares e casas de serviço serem fechadas aos montes)

    2° Um massacre de informações sobre como proceder em casos de incendio.
    (Nenhuma população está preparada para enfrentar o panico das palavras fogo e bomba isso é fato comprovado)

    3° Veremos um julgamento rápido que terá mais peso público do que jurídico.
    (pra que as leis um idiota disse que a voz do povo é a vozde Deus - mas outra pessoa falou também que toda a unanimidade é burra,,, Em quem voce irá acreditar)

    4° teremos manifestações religiosas e manifestações de apoio as vtimas aos montes.
    (rezar para os mortos é aceitar que a IURD pode realmente ressuscitar os mortos ou crer que a mobilização da fé pode fazer com que os parentes aceitem a morte de uma forma mas tranquila e pacifica)

    5° Encobrimento de noticias de interesse maior ou que causem mudanças no país.
    (Isso sempre ocorre nesses casos e eu sempre acho que o mundo tem uma conspiração nesses casos pq é muito interessante como as decisões mais importantes são tomadas nos momentos de maior cegueira da população)

    ResponderExcluir