terça-feira, 1 de outubro de 2013

Não somos (tão) trouxas

O amigo leitor que tentava navegar na internet ontem pode ter percebido sérias dificuldades. A lentidão estava terrível, mas não era generalizada. Alguém aí no mesmo barco que eu ?
Cometi o erro de não guardar as provas. Mas fiz meus testes, simplórios admito. Simplesmente pinguei sites importantes pelo Brasil e exterior. Para quem não sabe, pode-se entrar no comando do DOS em qualquer versão do Windows e digitar o comando "ping [site]". O sistema envia 4 pacotes de dados o site e mede o tempo de resposta. Quanto menor, mais rápido.
Uma resposta aceitável, na opinião deste blogueiro, é 20 ms (milissegundos). Os sites nacionais que testei (UOL e Terra) deram respostas comuns, da ordem de 50ms. Os sites internacionais foram uma tragédia. Acima de 500ms para Microsoft, Hotmail e Amazon. O Kabam, onde acesso um jogo online que muito me agrada, nem respondeu ao ping
Claramente, a conexão internacional estava com problemas. Alguém me disse uma vez que isso é responsabilidade da Embratel, herança da Idade das Trevas anterior às privatizações. Alguém aí confirma ?
De todo modo, o internauta médio não é tão trouxa assim. Notamos as coisas, viu ? Sabemos que alguém fez alguma cagada enorme. Sim, também sabemos que só se pode reclamar com o bispo, pois ninguém toma providência alguma quando isso ocorre.
Mas o que realmente me deixa enfurecido é não ter uma única nota sobre o incidente em nenhum veículo de imprensa. Claramente, o caso foi abafado.
Vergonha

3 comentários:

  1. OK, alguns comentários para agregar ao assunto:

    1) É cientificamente comprovado que tem tempo de resposta inferior a 100 milissegundos é imperceptível para o ser humano;

    2) Isso dito, máquinas percebem isso muito bem. Para se ter uma idéia, alguns dos sistemas que eu trabalho precisam ter tempo de resposta inferior a 500 microssegundos;

    3) O principal backbone internacional do Brasil se não me engano é sim da Embratel (não me lembro com certeza, mas acho que tem um segundo, que seria da Telefonica). O que é lógico se você pensar que a Embratel ainda é a maior fornecedora de link de internet do Brasil;

    4) Isso posto, não necessariamente uma falta de acesso via ping a um site internacional é culpa do backbone. Podem ser coisas desde configuração de borda nos servidores do site (a maior parte dos servidores em redes seguras não aceita ping, dando a impressão de que eles estão fora se você só se basear nisso) até queda de um link específico: Tudo em redes (e portanto na internet) é baseado em conexões,e por isso em rotas (se você tiver saco e ficar usando o tracert entre seu computador e um site, vai notar quando a rota entre eles muda, e tem rotas mais e menos rápidas). Se o link responsável por uma rota específica cai, essa rota fica indisponível, e ao contrário do que se acredita, leva TEMPO recalcular uma rota, quando isso é feito automaticamente (o que é menos comum do que as pessoas pensam). Esses dias teve uma indisponibilidade grande de conexão entre São Paulo e New York por mais de duas horas. Motivo: o link principal da Verizon (que é uma provedora americana) tinha caído e quase todas as rotas diretas de SP a NY passavam por ele. Isso não impactou a Internet em si, mas tudo estava mais lento quando se tentava conectar coisas em NY a partir de SP;

    E finalmente...

    5) Boa parte das informações que cercam backbones de internet são ou difíceis de serem conseguidas, difíceis de serem entendidas ou confidenciais. Ficar divulgando na imprensa sempre que um link provider cai, ou mesmo quando um backbone inteiro cai, é ao mesmo tempo chato (porque 99% da população do mundo sequer sabe o que isso significa), complicado pacas de comprovar (por características da própria Internet) e geraria pânico desnecessariamente (porque eles caem MUITO mais frequentemente do que as pessoas pensam - e isso não quer dizer rigorosamente nada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Eu tinha ouvido falar em 140ms como mínimo perceptível, o que confirma seu comentário dos 100ms.
      2) Interessante !
      3) Certo.
      4) O ping era um teste bobo, mas melhor do que nada àquela altura.
      5) Pode ser. Mas o fato físico que era a lentidão na internet internacional foi devidamente abafado na midia.

      Excluir
  2. Geralmente um teste melhor para verificar uma conexão de internet é um tracert (porque assim ele te lista os saltos que ele tem que fazer para chegar no site em questão). Telnet seria ideal, mas isso envolve você saber o endereço IP e a porta.

    Não que eu esteja defendendo a mídia daqui, mas esse tipo de coisa, salvo quando é algo totalmente fora de escala, é abafado em todo o mundo. Ou você ficou sabendo da queda da Verizon? Isso porque a queda deles ferrou a internet de muita gente nos States porque eles são um dos backbones principais de lá.

    ResponderExcluir