segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Imbecil do Dia

Amigo leitor, minhas férias se aproximam. States, 2a vez. 
Então tirei uma parte do meu domingo para preparar a mala e começar a separar as coisas da mochila. Enquanto a mala leva roupas, calçados e principalmente espaço livre para compras, a mochila é algo mais delicado: notebook, documentos, dinheiro, vouchers, cabos e conectores e minha câmera digital. Voltaremos a essa arrumação mais a frente...
A câmera é um modelo Olympus 850SW, comprada em 2008 (creio) e já fora de linha hoje. A câmera anterior, uma Sony Cybershot faleceu com sofrer um impacto acidental. Uma pena: eu gostava dela. Mas aprendi a lição e busquei prioritariamente um modelo a prova de choques. 
A Olympus 850 SW tinha bem mais do que isso. Além de resistir a quedas, ela é resistente a chuva e faz fotos estando em movimento. Isso me permite tirar fotos pela janela do carro ou, mais importante na época, virar o corpo enquanto persigo um carro de fórmula 1 passando pela reta sem comprometer a qualidade da imagem. A resolução de 8 megapixels, embora não fosse top de linha na época, é mais que suficiente. Um tesão de máquina. O único porém é o tipo de chip, modelo XD. Na época, havia uma briga de padrões entre SD, XD e MemoryStick. Talvez eu tenha errado, mas achei que era uma briga equilibrada. E como meu chip tinha 2GB, não achei que devesse me preocupar.
Comprei nos EUA e mandei entregar em casa. Chegou até antes do prazo mínimo de entrega, zero stress. E assim vivi muito feliz e satisfeito por bastante tempo com ela. 
Em 2011, fiz uma viagem a trabalho com o colega Marcos Roberto até Piracicaba, levei a câmera para fotografar aspectos relevantes da auditoria que fazíamos. Sem explicação razoável, o chip de memória simplesmente queimou no meio da viagem. Pode acontecer com qualquer um, mas isso não o impediu me me trollar por semanas. Foi quando eu descobri que a guerra de padrões teve um vencedor claro: o SD e seu primo menor: micro-SD. Já havia cartões SD de 8 GB mas nada de achar o XD por alguns dias. Quando achei, o maior que havia ainda era de 2GB e custava mais que o de 8GB SD. 
Considerei abandonar a câmera. Mas como eu gostava dela, comprei o chip, que funciona até hoje.
Essa câmera ainda viajou ao Peru e sobreviveu ao furto da minha mochila por estar no meu bolso no momento crucial. Mas perdi todo os acessórios: carregador, cabo, capa... Gastei R$ 190 para refazer o kit, incluindo uma bateria extra. Novamente, hesitei em investir mais nela, pela questão do chip XD.
Um ano depois, e a câmera vai comigo para a Inglaterra, na viagem que fiz com André Leal. 36 dias de viagem com backups diários: a capacidade de 2GB se mostra pífia nesses casos, e nunca se sabe quando vamos ter um surto de tirar fotos. Tinha que ter as 511 fotos livres a cada manhã.
O que nos traz a 2013, arrumando a mala para viajar novamente. Pego a caixa da câmera para tirar o cabo, carregador, bateria... e uma estranha peça amarela cai da caixa na mesa. Eu pego pego a peça a observo com interesse. Parece um chip, embora não seja (os chips costumam ser pretos). Leio com calma a frase bombástica: "micro-SD attachment". 
Acordo minha namorada que descansava como um anjo naquele momento. Pelo o chip micro-SD do celular dela. Adapto, instalo, ligo: funciona. Mais de 3000 fotos de espaço livre. naquele chip
Em 5 anos de posse da câmera, não fui capaz de explorar o conteúdo de uma simples caixa de papelão. Burrice aguda prolongada. Sequer considerei que um adaptador pudesse existir. O imbecil do dia é este que vos escreve: Norson Botrel.

3 comentários:

  1. Da próxima vez PERGUNTE, eu teria te dito que tinha adaptador....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curioso é que eu comentei o assunto ao longo dos anos com variadas pessoas, mas nunca com alguém que pudesse saber disso.

      Excluir
  2. Er... Você sabe que por quase um ano eu trabalhei numa empresa que importa leitores de cartão digital e por isso eu tinha que saber de tudo sobre todos os modelos (principalmente o raio do xD que só a Olympus usava e o SmartMedia que todo mundo achava bonitinho mas era uma desgraça) certo?

    ResponderExcluir