terça-feira, 12 de janeiro de 2016

30 Dias de Ódio: Um Esporte que Você Odeia

Ora, ora, que surpresa.
Vamos começar com minha definição pessoal de esporte: é uma competição individual ou coletiva, realizada em confronto direto ou múltiplo, com regras claras e não subjetivas para apontar o vencedor, na qual características de preparo físico sejam essenciais para se atingir a vitória. Deste modo, Atletismo é esporte: quem chega primeiro, salta mais alto ou arremessa mais longe, vence. Futebol é esporte: quem faz mais gols, vence. Poker não é esporte: nenhuma competição onde um cara pode participar tomando whisky é esporte.
Isso inclusive coloca na parede competições muito bonitas e tradicionais até mesmo nos Jogos Olímpicos. Na minha definição, Ginástica Olímpica (que me recuso a chamar de artística), Nado Sincronizado e Saltos Ornamentais não são esporte. Já me enrolo aqui, ao chamar a Ginástica Artística de Olímpica e depois lhe remover o título de esporte. Até mesmo o  Kung Fu que pratico há 16 anos não é esporte, é atividade física. Para o leitor que não entendeu ainda o critério de exclusão, explico: um esporte não precisa de juízes darem notas para sabermos quem venceu. O juiz apenas está ali para aplicar as regras. Um robô positrônico de estilo Asimov seria o juiz perfeito para um esporte verdadeiro.

(Sepaktakraw: um esporte delicioso de ver e que ninguém conhece aqui)

Note o amigo leitor que não estou dizendo que assistir essas coisas é chato. Eu mesmo pretendo ver ao vivo alguma coisa de ginástica nas Olimpíadas de 2016. Ok, nado sincronizado é um porre sim. Mas se não é esporte, não posso citar nesta lista.
Ainda preciso mencionar que acho alguns esportes insuportáveis de se assistir. Aqui o vencedor é o golf, mas também acho chatíssimas as lutas de taw-kwon-dô, boxe olímpico e por vezes tênis. Todos claramente esportes, mas que não me agradam ver. Mas, novamente, não os odeio como esporte, apenas acho chato de acompanhar como espectador. Eu mesmo já joguei tênis quando garoto e era divertido de jogar sim. Quem sabe um dia não dê umas tacadas de golf...
E daí chego a uma conclusão surpreendente: não odeio esporte algum !

Nenhum comentário:

Postar um comentário