terça-feira, 5 de janeiro de 2016

30 Dias de Ódio: Uma Citação que Você Odeia

Por si só, isoladamente, nenhuma.
Mas entra a questão do contexto. E o contexto muda só tudo. Portanto, ficarei com duas para não me estender demais.
A primeira é bastante conhecida do público brasileiro, até por ser recente. De Ronaldo: "Não se faz Copa do Mundo com hospitais". A retirada de contexto é tão gritante que vou mostrar aqui um vídeo de 50s para o amigo leitor. Apenas 50s:


Infelizmente, preciso escrever o óbvio:
1) Não, não se faz Copa do Mundo com Hospitais. Pura e simplesmente, é verdade o que ele disse.
2) Ronaldo era integrante do Comitê Organizador Local (COL), não Ministro da Saúde. Ele respondia sobre a Copa, não sobre a saúde pública brasileira.
3) Ele diz, no mesmo parágrafo: "eu tenho certeza de que eles estão fazendo isso, dividindo os investimentos". É só ouvir tudo o que o cara diz.

E, como tenho mantido a que mais me impacta para o final, vou com Einstein"Deus não joga dados". Esta merece mesmo o primeiro lugar por dois motivos. O primeiro, mais direto, é a citação em si. Era uma crítica de Einstein à visão probabilística e não-determinística da Mecânica Quântica. E ele errou sobre isso: pelo menos até onde se sabe neste começo de milênio a MQ tem sua boa parcela de validade sim. 
Mas a segunda razão é mais forte. Essa citação é frequentemente usada como "prova" de que Einstein era religioso. Não era, por milhas: era ateu convicto. Leia as obras completas dele, e saberás. A citação a deus foi apenas um uso de termos comumente encontrados na linguagem, mas é sempre tirada de contexto e de significado. Claro, por gente agindo de má fé. Foi esse caso, inclusive, que me fez remover por completo qualquer menção a deus na minha linguagem de dia a dia. Não falo "deus do céu" quando tomo um susto ou "pelo amor de deus". quando estou indignado. Aprendi com o erro dele.
De todo modo, odeio !!!

2 comentários:

  1. "Leia as obras completas dele". Eu li Como vejo o mundo do referido autor e ele é judeu ainda que não dogmático. O fato dele utilizar-se de concepções mais pessoais quanto a espirituosidade não o torna ateu de nenhuma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz até trabalho de faculdade sobre esse livro. Mas há outros. Acho que foi "On Science and Religion" que me marcou.

      Excluir