domingo, 10 de janeiro de 2016

30 Dias de Ódio: Um Filme que Você Odeia

Adoro filmes. Considere-me cinéfilo, mas alguns cinéfilo mais extremistas diriam que eu não sou puro sangue por ter outras formas de lazer como séries de televisão e esportes. Não me importo com ele. 
O que quero dizer é que eu vi muitos filmes na vida, tanto no cinema quanto em VHS, DVD, Blu-ray, Youtube. Sim, há filmes inteiros no youtube, e ver ali não é pirataria. Não é, né?
Os motivos que me fazem não gostar de um filme variam bastante, mas notei uma tendência, uma concentração. São os 3 principais, na ordem: excesso de pretensão do projeto, falta de coerência interna da história, falta de ritmo. Claro que há outros. Não gosto de musical algum, por default. Se você quer cantar, grave uma música, não faça um filme. Música é importante em um filme, adoro trilhas sonoras de qualidade, mas não pode ser fator preponderante nunca. Mesmo que seja um filme sobre música ou sobre um músico. Idem para dança (a lista vai se desenhando enquanto a defino !): crie um balé, não um filme: há um público para isso que vai gostar.
A esta lista, adiciono dois gêneros bem comuns: western e comédias românticas. Como disse o Paulão, "não adianta chamar que eu não vou". 


  • Amelie Poulain
Pretensão em níveis bíblicos e nem sei explicar porque. Juro: minha ex alugou esse filme e, numa tarde de sábado ele prendeu minha atenção por, contados, 2min30seg. Fui fazer alguma outra coisa em outro cômodo. Foi ódio a primeira vista, tanto que nem sei exatamente sobre o que o filme é: nunca mais tentei ver novamente.
Duro é aguentar os radicais dizendo o quanto ele é lindinho. Bah.
  • Anaconda
Este entra aqui de modo especial. Sim, é uma porcaria de filme. Os personagem tem que enfrentar uma cobra gigantesca e maléfica. Nem entendi direito porque: não seria mais simples ir embora? Sei lá. Os brasileiros falando espanhol foi um detalhe até menor.
Mas o filme é tão incrivelmente mal feito que leva mais de 45 minutos pro diacho da cobra aparecer. "Mais de 45 minutos" é o termo crítico aqui: desisti do filme nesse momento. E isso me marcou muito, pois foi a primeira vez na minha vida em que eu ativamente desisti de um filme. Esclarecendo: quando eu vejo meio filme esperando alguma coisa (outro filme, uma transmissão esportiva, chegada de visita), não conta pois eu não tinha planos para ver o filme todo. Quando eu coloco em qualquer coisa para deixar o sono chegar e durmo no processo, também não conta. Mas conta quando eu me programo para ver o filme e não consigo terminá-lo de tão ruim. Anaconda foi o primeiro a me proporcionar isso.

  • Moulain Rouge
Um monte de gente dançando. Um monte de gente cantando. Um monte de nada acontecendo. E uma câmera que não parava de girar. obrigado Baz Luhrmann: você foi o primeiro direitor e me fazer passar mal (no caso, de tontura) em um filme. Te odeio por isso. E olha que eu topo qualquer montanha russa, não é fácil me deixar enjoado por movimento.
  • Sonhos
Porra, o cara (Akira Kurosawa) tinha feito "Os 7 Samurais". Tinha crédito, e tinha um monte de gente elogiando. Esse filme me ensinou a parar de ouvir palpite, ou pelo menos parar de levá-los a sério de mais. O filme passa, vai, segue e quando termina você entende o título: queria ter estado dormindo aquele tempo todo. Sim, eu vi ele antes de Anaconda e não sabia que era permitido largar um filme no meio.
  • A Noviça Rebelde
Viva a música, a música é linda, vamos todos cantar juntos e todos os nossos problemas desaparecerão magicamente. Saporra não me convenceu quando eu tinha 6 anos, imagina hoje. Filme besta, sem nada de mais só uma moça bonitinha cantando e cantando e cantando e gente... não termina nunca.


Sim, é o filme que eu mais odeio.

Certo que há muitos outros. 
Muitos: saga Crepúsculo, todas as sagas adolescentes tipo Jogos Vorazes e seus clones, praticamente qualquer coisa que saia de Bollywood, filmes iranianos sonolentos (o sonorrápidos como eu gosto de falar). Mas quis apontar os casos mais extremos.
Enfim, odeio !!!





3 comentários:

  1. No caso de Western, nem o Sergio Leone escapa? Eu assisto o Três Homens em Conflito (The Good, the Bad, and the Ugly) pelo menos uma vez por ano.

    ResponderExcluir
  2. Um dos poucos filmes que eu me esforcei para assistir (tentei 2 vezes), e que não consegui chegar à metade foi 'Her'.

    ResponderExcluir
  3. "Sinais" é um verdadeiro insulto ao telespectador!

    ResponderExcluir