segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

30 Dias de Ódio: Uma Personagem de Série ou Novela que Você Odeia

E chego a mais uma conclusão surpreendente neste post. Mas comecemos pelo começo.
Para começo de conversa, odeio novelas. Todas. Tudo que as envolve e tudo que elas representam. Novelas são um formato inteligente de se contar as mesmas histórias o tempo todo, 3x ou 4x por dia com roupagens diferentes. Usam uma linguagem completamente desconectada do mundo real, pregam valores falsos (do tipo "só é possível ser feliz ao se casar"), enrolam meses para contar uma história de uma semana (que já foi contada na novela anterior) e simplesmente não prendem a atenção de ninguém com QI maior que 80. 
Isto posto, não as vejo. Não as vendo, como posso odiar algum personagem específico? (O amigo leitor começa a vislumbrar a conclusão.)
Nas séries, naturalmente, temos algo similar. Não vejo as séries cômicas tradicionais. Friends me dá asco até hoje, por exemplo. Aquele monte de gente feliz, que aparentemente não precisa trabalhar para viver não me convence em nada. Não significa que eu não tenha visto e apreciado algumas: The Big Bang Theory, The Office, Seinfield, Married Whith Children... Todas ótimas. Lembro de minha irmã odiando o George Constanza, mas isso nunca me aconteceu.
Gosto de séries com muito conteúdo mental e mistérios a acompanhar, de preferência científicos. Ou seja, Sci-Fi de qualidade. Daí ter gostado de Lost (apesar do final tenebroso), Battlestar Galactica, Babylon 5, Star Trek (todas as versões), Prison Break, Firefly e mais recentemente Sens8, House of Cards e até mesmo o antigo Arquivo X. Esqueci um monte de coisas boas aqui. Um monte. E nem voltarei para corrigir.
Mesmo estas séries possuem seus antagonistas. Por vezes, inimigos. E você (como eu) torceu para eles morrerem. Malditos Canceroso, Cylons, Xindis e Klingons, Shadows, Bexter e Londo Molari, Whisperers, Widmore, Bellick... Ainda assim, eles precisam estar lá ou não tem história. Você quer eles mortos, mas não os odeia pois sabe que precisa deles.
Não é doida essa relação de ódio e dependência, um caso de quase Maria da Penha mental entre você e suas séries preferidas? Mesmo o mais odioso, maléfico e cruel inimigo tem seu charme ao entrar em cena.
Então, para se odiar mesmo algum personagem, ele precisaria ser absolutamente secundário tanto para os heróis quanto para os vilões (quando pertinente). Além disso, o personagem precisa aparecer com frequência suficiente para eu saber que ele existe. Precisa ser irritante, o que é um conceito um tanto vago. De modo simplório, seria ser algo completamente desconectado do clima da série. E precisa de fato tomar tempo de conteúdo interessante da série, e não simplesmente atrapalhar a vida dos personagens.


Tirando o exemplo óbvio do Jar-Jar Binks de Star Wars, não consegui lembrar de alguém que se encaixe nessa definição. Mas mesmo ele é personagem de filmes, não de séries ou novelas como propõe o projeto. Desta forma, no formato em que a questão foi formulada, não odeio nenhum personagem.
Esse projeto está revelando menos ódios do que eu mesmo esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário