terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Hater, o Livre Mercado e os 5Ps

Comecei a pensar neste texto há uns dias, e o assunto foi reforçado hoje. Improviso com caso novo similar. Como pude traçar a informação original que estou usando aqui, então é perfeitamente possível que a imagem abaixo seja apenas uma piada/trollagem. Mas tratarei como sério.


Em tempo, se o leitor não conhece o assunto, o jogo Imperial pode ser comprado na Amazon por 170 obamas. O jogo é bom, mas não é 170 obamas bom. Nem 1240 dilmas bom.
De todo modo, o assunto original, como na foto, é de uma pessoa vendendo um jogo de tabuleiro por um preço elevado. Bem elevado. E fiquei sabendo de modo parecido com este caso do Tharvoz, que não conheço sequer virtualmente: o anúncio bateu na minha timeline no Facebook, apenas porque estou em alguns grupos de jogos de tabuleiro por lá.
Naquele caso, porém, não era o anunciante que fez aparecer, mas um hater. A pessoa em questão estava revoltada com o preço do jogo. No caso acima, com uma cotação de 4 dilmas por obama, dá quase 100% de sobrepreço, mas lá era ainda mais que isso. O hater estava ofendido, bravo, chateado com o valor cobrado pelo anunciante. Até onde me lembro, era pessoa física vendendo o jogo, tanto quanto parece ser o caso no meu exemplo.
Mas daí eu me perguntei: por que ele está tão bravo? Vivemos em uma economia livre, oras. Ele (o hater) não é obrigado a comprar o jogo, tampouco comprar por aquele preço. O vendedor está ganhando dinheiro na venda? Muito provavelmente, mas não sabemos aqui que outros custos podem estar envolvidos nisso (frete, impostos etc). Mas na realidade, isso muito pouco (ou nada) importa. O cidadão tem o jogo e vende pelo preço que achar que deve ou pode. Compra quem quer. Fim. Logo, a atitude de odiar o preço de venda do jogo, ou de qualquer outra coisa, não faz o menor sentido.O menor sentido.

E os 5 Ps ?
Os 5 Ps são uma das várias modelagens que vemos em Administração de Empresas e suas sopas de letrinhas. Esta é uma das que faz sentido, admito. Vem da área de marketing e diz que a capacidade de um produto ou serviço atingir boas vendas depende dos 5 Ps: Produto, Preço, Prazo, Praça e Promoção. Há variantes, até com mais Ps ainda, mas fico com a minha preferida. Para que um produto tenha boas vendas, ele precisa estar bem estruturado em todos os Ps, de modo que falha em um deve ser compensada em outro(s). Produto é o produto ou serviço em si, suas características e capacidades: deve ser bom. Preço também fala por si. O prazo é o quão rápido o cliente consegue usar o produto depois de comprar. Praça é a disponibilidade do produto no local onde está o cliente. Promoção é a capacidade do vendedor de se fazer notar, de aparecer, de lembrar o cliente que o produto existe. Ok, eu resumi bastante, mas serve para os fins deste debate. 
Então vamos ao caso do jogo anunciado. Façamos de conta que é o caso descrito acima, pois é um debate teórico apenas. O produto é o que é: o cliente pode ou não gostar, pode ou não querer, e nada vai ser mudado muito seriamente nisso. A praça é boa: o cliente recebe o produto no conforto de sua casa, tanto quanto na compra anunciada quanto via Amazon. O prazo é muito bom, e aqui o anúncio bate os gringos: estamos falando apenas de correio brasileiro, fase pela qual a Amazon não teria como escapar, mas por já estar no Brasil, o produto não passa pela temível inspeção alfandegária em Curitiba. O preço, evidentemente, é pavoroso. O Tharvoz que me perdoe, mas o dobro, parceiro? Caro demais, muito mesmo. O que nos leva à promoção, que é o anúncio feito em um site especializado. Mas daí venho eu (e naquele caso o hater) e resolvo comentar isso no Facebook. 
Ora pois.
Lembro que muita gente achou o preço daquele caso completamente descabido. Chamaram o vendedor por nomes que me recuso a repetir aqui. O assunto cresceu, ganhou visibilidade. Talvez o rapaz tenha feito inimigos. Não lembro dele estar pessoalmente se defendendo ali, mas isso não é necessário para ganhar um grupo de haters. Porém, pode ter acontecido de alguma pessoa vez esse debate e pensar "Ah, que se lasquem todos. Estou maluco para comprar esse jogo e vou pagar esse preço mesmo". E daí pode ter saído a venda, não sei. Então pasme amigo leitor, ao notar que quando se vêm a público denunciar um preço elevado, tudo que se consegue é aumentar a exposição do anúncio, dando mais chance para que alguém que discorda da tua opinião veja o anúncio e acabe comprando: melhora a promoção.
Entendeu, hater burro dos infernos? Só falar mal do preço é, na verdade, fazer um favor ao vendedor. Se o Tharvoz, seja quem for, ler este artigo até o final, espero que entenda que não estou criticando-o, apenas usando como exemplo. E expondo o anúncio como externalidade positiva para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário