segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

30 Dias de Ódio: Uma Palavra que Você Odeia

Um dos elementos deste projeto era não me preparar antecipadamente para cada post. Preferi optar por algo mais solto, mais instintivo. Funcionou nos primeiros 10, e neste momento me vejo soltando palavras sem ir ao ponto.
Uma palavra que eu odeio: upar.
Se o amigo leitor não sabe o que são os MMORPG, vai dar algum trabalho para entender. Mas vamos tentar. Os tais MMORPG são jogos online onde cada jogador tem um personagem. O personagem faz missões individuais ou em grupo, quase sempre envolvendo batalhas, para conseguir recursos e objetos para ficar mais forte e realizar missões mais difíceis. Admito que é uma descrição tendenciosamente negativa, o que explica o fato de eu nunca ter jogado isso.
Bem... o personagem sempre tem poderes atrelados ao seu nível. Ele precisa passar de nível para melhorar seus poderes. Alguns jogos não tem níveis claramente definidos, mas ainda assim melhoram poderes por outros mecanismos matemáticos à medida em que o jogo desenrola.
(tô quase chegando ao ponto)
Algumas vezes, o jogador decide deixar de lado os objetivos principais para fortalecer o personagem. Faz isso para tornar o jogo mais fácil, para acompanhar os amigos em missões multijogador o até por ter acesso à missões. Esse processo pode ser feito sozinho ou com ajuda de companheiros. 
O ato de estar jogando apenas para ganhar níveis ou características de jogo melhores é chamado de upar, do inglês up ("para cima", "acima") que também não é um verbo. Na verdade, eu não vejo "up" como uma palavra completa em inglês, pois é normalmente usada como complemente de verbos: stand up, shut up, check up. (Ok, uma certa montadora alemã resolveu nomear um carro com essa palavra... fazer o quê...)
Então upar é um verbo neologístico regular (eu upo, tu upas, ele upa, nós upamos, vós upais, eles upam) criado a partir de meia palavra em inglês para significa uma atitude pouco objetiva em um tipo de jogo que eu não gosto.


Odeio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário