sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Esporte x Competições

O dicionário Aurélio define esporte como "O conjunto dos exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipes".
Discordo. Por essa definição, os carteiros, os estivadores e os bombeiros são atletas. Ok, vários deles merecem medalhas, mas o ponto não é esse. Minha definição é: "atividade primariamente física e competitiva entre indivíduos ou equipes visando derrotar o(s) adversário(s) dentro de regras claras e específicas.". Carregar batatas não mais distribui medalhas.
Daí, classifico os esportes, listando todas as modalidades olímpicas, assim:
  • Esportes puros: são aqueles que se compete apenas contra o ambiente, e quem tiver o melhor desempenho vence. Costuma ser individual (embora haja revezamentos.) e ter regras muitos simples. Estão aqui: Atletismo (exceto o Salto com Vara, Heptatlo e o Decatlo), Natação e Halterofilismo.
  • Esportes de luta: são aqueles tipo "cúpula do trovão": dois homens entram, um homem sai. Possuem regras bastante específicas e peso relativamente baixo da arbitragem. Estão aqui: Boxe, Esgrima, Judô, Taekwondo e Luta Olímpica.
  • Esportes com bola: em geral coletivos, são os esportes mais conhecidos e acompanhados pelo público. Há maior peso da arbitragem, mas também é maior conhecimento por parte do público leigo. Subdividem-se em "esporte com bolinhas" (Tenis, Tênis de Mesa e Badmington) e esportes com bolonas (Futebol, Volei, Volei de Praia, BasqueteHandebol, Polo Aquático, Hóquei). Observe-se que os esportes com bolinhas são sempre individuais ou em duplas, enquanto os esportes com bolonas, salvo o Volei de Praia, são coletivos.
  • Esportes com Ferramentas: são aqueles em que o atleta faz uso técnico de um equipamento altamente especializado na prática esportiva. Não se compara com protetores ou calçados: a troca ou quebra da ferramenta pode afetar terrivelmente o desempenho do atleta, mas não significa que o equipamento vença sozinho. Tendem a ter regras simples, mas são pouco conhecidas. Entram aqui: Tiro Esportivo, Tiro com Arco, Canoagem, Remo, Ciclismo, Vela, Hipismo de Saltos e o Salto com Vara do Atletismo. Triatlo e Pentatlo Moderno, Heptatlo e Decatlo entram aqui por serem mistos e não deixarem de usar ferramentas.
  • Esporte de Notas: são aqueles esportes em que os juízes dão notas, em geral, subjetivas. Os critérios são estranhos para qualquer mortal como nós e sem o comentarista especializado, vira apenas uma tábua de notas (pessoalmente, acho que nunca deixou de ser isso). Aqui estão: Saltos Ornamentais, Ginástica Olímpica (eles chamam de "Artística", mas eu prefiro o nome original), Ginástica Rítmica Desportiva, Nado Sincronizado, Hipismo de Adestramento
E aí, leitor, gostou da classificação? Nos próximos post falarei o que deveria entrar e o que deveria sair das Olímpíadas.

2 comentários:

  1. Peso baixo da arbitragem em esportes de luta nessas olimpíadas é algo estranho de ouvir...

    Aliás, o que você acha do projeto de tornar o MMA esporte olímpico?

    ResponderExcluir
  2. Talvez o termo melhor fosse "peso mediano das arbitragens", mas pesa muito menos que os "esportes de notas" e um tanto menos que futebol, volei, basquete, handebol e polo aquático.
    Sobre o MMA, eu separei os esportes em grupos para falar de cada grupo nos próximos dias. Então não darei spoilers. :)

    ResponderExcluir