segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Neil, 82 e o Juiz, 75

Neste dia 25 faleceu Neil Armstrong. aos 82 anos. Se você chegou de Marte agora, ainda assim pode saber quem ele foi: o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1.969. Posso compilar montes de informações e curiosidades sobre esse ícone do século XX, mas os interessados podem simplesmente clickar aqui e navegarem a vontade.
Não gosto e não uso o termo "herói". Não acho que Neil tenha feito sacrifícios pelos outros. Mas sem dúvida era corajoso e dedicado para atingir o que conseguiu. Recordo-me de minha visita à NASA no ano passado quando passei por uma exposição permanente sobre o projeto Apolo. Lá é citada a famosa frase de Kennedy: "até o final desta década, levaremos um homem até a Lua e o traremos de volta em segurança". Muito bonito de ler ou ouvir. Mas naquele exato momento, os americanos tinha uma experiência acumulada de 16 minutos em voos espaciais. Menos do que levo para escrever este texto.
Parecia loucura. Talvez tenha sido mesmo. Mas foi memorável. E eu queria ter estado lá.

Já o juiz permanecerá, por ora, anônimo. Não acho o nome dele em lugar nenhum. Mas neste domingo ele arbitrava um torneio de Atletismo na Alemanha quando foi atingido por um dardo no pescoço. Faleceu logo depois. Lamentável.
Segundo testemunhas, a culpa pelo incidente foi dele mesmo, que correu para marcar a distância percorrida pelo dardo antes dele cair e acabou acertado no pescoço.
Pergunto agora aos cri-críticos burros agudos que ficam enchendo o saco a cada vez que falece um lutador de MMA ou piloto de automobilismo: vocês querem acabar com o Atletismo também ?

Um comentário:

  1. Não dá para acabar com o MMA e o Automobilismo só porque morre gente ali. Se partimos dessa premissa, temos que proibir alpinismo por exemplo. Ou talvez devamos proibiri as pessoas de viverem, já que viver é uma doença terminal...

    A pessoa que está ali está ciente dos riscos e optou por praticar o esporte mesmo assim. Darwinismo puro.

    ResponderExcluir