sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa 1: Brasil 3 x 1 Croácia

Vencemos, mas não empolgamos.
A vitória de ontem mostrou nossos problemas, mas também mostrou virtudes. Não foi uma desgraça em termos de torneio, e fizemos os 3 pontos contra o adversário mais forte do grupo.
Do lado ruim, não acho justo apontar o gol contra de Marcelo. Ele foi pego na passada, e não estava ali a passeio, mas marcando o atacante atrás dele. Mas a atuação de Luís Gustavo foi abaixo da crítica. Alternou momentos em que sumiu no jogo com falhas, com a de não ter cortado o cruzamento que gerou o gol contra. É um bom rapaz, joga bem e que teve um dia ruim. 
O segundo ponto negativo foi a falta de saber o que fazer com a bola. Contra uma Croácia fechada depois do primeiro gol e mesmo após o empate, a seleção brasileira retinha a posse de bola mas trocava passes no meio campo sem criar nada. Claramente faltam armadores de jogadas ali. Não temos um Zico ou um Rivaldo. 
Há pontos positivos, e destaco dois. Ao contrário do esperado, Neymar não ficou no seu típico cai-cai. Não ficou cavando faltas, não se acovardou. Jogou bem do ponto de vista individual, chamou a responsabilidade e fez dois gols. 
O outro foi Oscar. Apagado nos últimos amistosos, era um ponta direita dedicado ontem. Exatamente o que faltava no time de 2010. Fez boas jogadas, boas finalizações, dividiu bola com os adversários. Mostrou que está lá no caso de Neymar não estar bem. Oferece-se como plano B, o que parecia não existir até ontem. Em resumo, achei Oscar o melhor em campo.
O Brasil tem um trunfo sobre os adversários, e deve saber usá-lo: por jogarmos na estréia, temos o calendário mais espaçado de todos. O que fizemos ontem dá conta da primeira fase, mas não vence Espanha, Argentina ou Alemanha. É preciso melhorar. 

E o lance decisivo do jogo, como todos sabem, foi esse:


Difícil defender o árbitro. Já corre a piada de que o Fluminense vai recorrer ao STDJ para que o gol seja creditado a Fred. 

Um comentário:

  1. Depende de que crítica. A média das notas do Luiz Gustavo, para os comentaristas da Espn no Linha de Passe, por exemplo, só ficou abaixo da média do Oscar. Eu acho que ele ficou na média do time, e concordo que foi uma apresentação fraca de ambos. Sem o "pênalti", teria sido um desastre...

    Em tempo: a abertura foi horrível, muitos países não receberam o sinal da mesma por problemas na fibra ótica, o Pitbull (?) é o maior caroneiro da atualidade, o menino tetraplégico (ver http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/06/jovem-paraplegico-usa-exoesqueleto-chuta-bola-na-abertura-da-copa.html) que deu o chute inicial teve seu tempo sabotado... e que venha o México. (que por sinal teve dois gols mal anulados agora pouco contra Camarões)

    ResponderExcluir