quarta-feira, 18 de junho de 2014

Copa 17: Brasil 0 x 0 México

Antes de mais nada, é bastante errado Brasil e México jogarem suas segundas partidas antes de Rússia e Coréia do Sul estrearem. Erro crasso na tabela, imperdoável.
Verdade seja dita, ao contrários de Nigéria x Irã, um 0 x 0 pode ser um bom jogo. Houve empenho, chances, construção de jogadas e vontade de vencer de ambas as partes. Também sou de opinião que era mais uma questão de tentar fugir da Holanda nas oitavas do que de se classificar, mas isso não muda o fato de ter acontecido um bom jogo.
Não foi uma completa desgraça. Nossa defesa me pareceu sólida durante todo o jogo. Júlio Cesar, que na minha convocação não seria nem 3o goleiro, foi muito bem no jogo e demonstrou segurança. As várias bolas pelo alto sempre tiveram boa marcação de David Luiz e Thiago Silva, este último o melhor em campo pelo Brasil. Embora poucas, foram criadas chances de gol sim, tanto que o melhor jogador do México e melhor em campo foi o goleiro Ochoa. Então é preciso colocar as coisas como elas de fato foram: um jogo no qual um goleiro foi o melhor em campo significa que o adversário, no mínimo, lhe deu trabalho.
Mas, sim, temos problemas. A parte do jogo em que isso ficou mais evidente foram os primeiros 15 minutos do segundo tempo. Nesse tempo, o México chutou 6 bolas, sem perigo algum. Mas nós batemos 6 tiros de meta de chutão. Isso sim é o problema: nenhum time capaz de criar jogadas dá chutão em tiro de meta: toca para o zagueiro que sai jogando até o meio.
Mas que meio ?
Esse é o ponto central do meu post: o time desabou sem Hulk. Eram 2 zagueiros, 2 laterais, 3 volantes e 3 atacantes, mas sem meio.
Podemos culpar Neymar e Oscar por não criarem jogadas ? Talvez não, não era a função deles.
Podemos culpar Paulinho, Ramirez e Luis Gustavo por não armarem jogadas? Não, pois não estavam lá para isso.
Então podemos culpar Felipão ? Podemos sim.
Amigos, alerta amarelo, Defcon 3: temos time para vencer Camarões, mas neste momento há um risco real de sairmos em segundo de grupo e pegar a Holanda nas oitavas. Há um risco menos, mais mensurável de ficamos de fora na primeira fase. A coisa está feia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário