sexta-feira, 27 de junho de 2014

De quem eu não tenho pena: Copa do Mundo

Fazia tempo que eu não usava essa série, iniciada aqui. Ficam mantido o texto sobre grandes eventos, mas podemos ser mais específicos. Então, vamos às letras, amigo leitor.
Começo dando um exemplo positivo. Terminado o jogo de segunda-feira contra Camarões, convidei pessoas a verem o jogo de sábado, contra o Chile, em casa. Um deles, Henrique, avisou que não poderia ir, pois sábado (amanhã) é aniversário de um sobrinho, ou filho do primo, algo assim. Henrique não estava preocupado em ver o jogo. "Certamente vai ter telão", disse ele.  Concordei.
Ontem, Henrique me enviou uma mensagem dizendo que verá o jogo em minha casa. Claro que é bem vindo mas logo perguntei se aconteceu algum problema. "O buffet fica na Vila Madalena", respondeu ele.
Viu como é possível ser minimamente esperto? O cara está vendo as notícias e o furdúncio que acontece por lá a cada jogo. 50 mil pessoas tem ido para lá, com bloqueios de ruas e tudo que pode dar errado nesse tipo de aglomeração. Quanto ao garoto aniversariante, tenho certeza de que Henrique lamenta e vai compensá-lo depois, mas não vale o stress de ir até lá.

O que nos traz aos próximos personagens: os pais do garoto que marcaram a festa em data estúpida. Sim, eu sei que o aniversário dele é no dia, ou próximo ao dia. Mas a tabela da Copa é algo conhecido desde antes do sorteio das chaves em dezembro de 2013. Era facílimo projetar que, classificado em primeiro, o Brasil jogaria no sábado, às 13h. Verdade que essa ocupação da Vila Madalena é novidade, mas por que diabos marcar a festa nesse dia ?! Compra uma agenda, trouxa.

Meu amigo Marcelo Nozaki cometeu erro similar para a partida contra o México. Marcou o atendimento a um cliente para esse dia, sem se atentar ao calendário. Tentou negociar a data e falhou: não viu o jogo. Porra, mano...

Depois temos alguns milhares de turistas que vieram ao Brasil sem ingresso. Alguns vieram no espírito de apenas participar das festas e zanzar pelo país. Isso é válido. Mas tem um monte de doidos que veio para tentar comprar ingressos aqui. Aí, não. 


E claramente não é um fenômeno específico deste ou daquele país: ouvi e li história de diversas nacionalidades. A cereja do bolo foi um grupo de chilenos (nada contra) que comprou ingressos falsos no Rio para a partida contra a Espanha. Vi depois uma matéria sobre o caso aqui. Segue a imagem dos ingressos:


Desnecessário comentar...
Parece que estou pegando no pé dos chilenos, mas realmente não é meu ponto aqui: tem caras fazendo isso de todos os países, e peço perdão pelo foco neles quanto às imagens utilizadas. 

Claro, preciso finalizar com Luiz Suarez. Personagem marcante em duas Copas já. Em 2010 protagonizou os momentos mais emocionantes do torneio, ao fazer o penalti salvador nas quartas de final contra Gana. Depois, teve recuperação heroica para poder jogar a Copa depois de uma cirurgia. Agora virou o mordedor de adversários. Segue link para um ótimo video sobre o caso.
Virou meme. Não, não tenho pena alguma dele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário