domingo, 25 de agosto de 2013

The Chase for the Chase

O formato do campeonato da Nascar é algo simplesmente genial. Acompanhe:
São 36 provas, divididas em duas partes. Nas primeiras 26 corridas, os pilotos disputam 12 vagas no Chase for the Cup. Somam os pontos e se classificam os 10 primeiros na pontuação geral, mais os 2 pilotos com mais vitórias entre 11o e 20o. Em caso de empate no número de vitórias, vale a pontuação. Porém, os 10 que se classificam por pontuação ganham pontos de bonificação por vitórias conquistadas na fase de classificação.
E o que tem de genial nisso ?
É que, à medida que se aproxima a 26a corrida, o senso de urgência cresce. E os pilotos passam a correr com táticas tudo-ou-nada, pois apenas a vitória interessa. Vejamos os casos:
- Jimmie Johnson já está matematicamente classificado. O pentacampão, com 4 vitórias, só se interessa por mais vitórias para ampliar os pontos de bonificação.
- Clint Bower, Carl Edwards e Kevin Harvick estão praticamente classificados. Na prática, estão na mesma condisão do 48, e só correm por vitórias pelos bônus.
- Kyle Busch, Matt Kenseth, creio, também estejam classificados pelas vitórias que já possuem. Então deveriam pontuar bem, de modo a garantir suas vagas entre os 10 primeiros, mas vencer novamente não atrapalha em nada nos planos.
- Dale Jr, Brad Keselowski e Kurt Busch correm algum risco de perderem suas vagas no Chase justamente por não terem vencido este ano ainda. Nada melhor do que vencer e espantar os riscos, certo ?
- Greg Biflle fecha a lista de 10 primeiros já com uma vitória, mas maior risco do que os que estão a sua frente. Deveria pensar em pontuar bem e se garantir e, novamente, vencer é a melhor pontuação que existe. No então, não precisa assumir riscos.
- Kasey Kahne está se classificando como primeiro wild card, com 2 vitórias. Deveria focar em bons resultados para entrar no Chase pela pontuação e valorizar suas vitória com isso. 
- Truex Jr, Logano e Newman (12o, 13o e 15o) possuem uma vitória, sendo que Truex está com a segunda vaga de wild card. Qualquer um deles que vencer muda tudo a seu favor, sem contar o fato de não estarem distantes do top-10.
- O tetra campeão Gordon, em 14o, ainda não venceu este ano. Precisa loucamente de uma ou duas vitórias para não passar o sufoco que foi em 2012. 
- Jamie MacMurray, Paul Menard e Aric Almirola e e Jeff Burton completam os 20 primeiros, o que os torna elegíveis a vaga se... vencerem !
- Não considerei Smoke por ele não correr mais na temporada. Mas a vitória que tem o colocaria no páreo, sem dúvida.
Qualquer outro cara que, por alguma hecatombe vencer duas vezes, ou três, na prática ainda pode entrar. 
Então, é quase todo mundo pensando apenas e tão somente na vitória.
Tesão de categoria. viu ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário