quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Um Belo Fluxograma

Amigo leitor, acompanhe o fluxograma a seguir. Tenho minhas razões para numerar as caixas, e peço um pingo de paciência.

Esse fluxograma representa uma cadeia produtiva, onde cada flecha significa "deriva", "origina". Assim, quem está na ponta de uma flecha é derivado do item anterior. Peguemos o exemplo onde o 1 é a cana-de-açúcar.
Da cana-de-açúcar (1) extraímos o caldo de cana (2). Observe-se que o caldo pode ser consumido como está ou podemos processá-lo. Há várias coisas que se pode tirar do caldo de cana, em processos simples ou complexos. O 3a neste ponto de vista é o açúcar e o 3b é o álcool. Claro que outras coisas podem sair do caldo, e estão conjuntamente representadas pelo 3c (rapadura, por exemplo !), mas não é o nosso foco.
Tanto o 3a (açúcar) quanto o 3b (álcool)  podem ser consumidos como estão (lembrando o 2 - garapa) ou serem usados na produção de outros derivados. 4a poderia ser caramelo e 4c poderia ser um produto de limpeza. Mas eles podem ser reunidos novamente em 4b e, acrescentando-se um aditivo como limão, 4b seria uma capirinha. Já existem até mesmo derivados da caipirinha, ocupando a posição 5 do fluxograma: pudim de caipirinha.
Observemos que os itens todos (3a, 3b, 3c, 4a, 4b, 4c e 5) são todos derivados do 2, sem dúvida (e do 1 por extensão). Mas o 4a é derivado do 3a sem ser derivado do 3b: caramelo é um derivado de açúcar, mas não do álcool. Do mesmo modo, Não faz o menor sentido dizer que o caramelo (4a) esteja na mesma categoria que a caipirinha (4b). 
Bastante visual, não ?
Então vamos aplicar o conceito a outra cadeia produtiva, para ver o que acontece ?
1 - vaca
2 - leite
3a - soro do leite
3b - coalhada
3c - creme de leite, leite em pó, manteiga...
4a - ricota
4b - queijo
4c - coalhada seca
5 - requeijão
O ponto central aqui é que toda essa turma (3a, 3b, 3c, 4a, 4b, 4c e 5) são derivados de leite: laticínios. O processo que conduz de 2 a 3a e 3b (do leite à coalhada e ao soro) é simultâneo, e trata-se de um fracionamento por ação de microorganismos. Não é o mesmo caso da cadeia da cana, onde uma parte é usada em um e outra parte é usada em outro. Mas ainda assim, seja por derivação ou por fracionamento, 3a e 3b são coisas bem distintas em ambas as cadeias. 
E como a ricota (4a) é produzida a partir apenas do soro do leite (3a) sem a presença da coalhada (3b) ela não pode e não deve ser confundida com queijo (4b). E como muito nem observou um assíduo leitor deste blog, o requeijão (5) também não é queijo, por ser derivado deste.
Assunto encerrado, espero. E ai do desgraçado que vier falar em tofu.

2 comentários:

  1. Todo esse estudo para provar a tese de que Ricota é um pré-queijo???

    E se eu for criar essa mesma tese que voce fez através do leite de soja eu prova da existencia do queijo TOFU!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, amigo. Não é um pré-queijo porque ela não retorna à cadeia que conduz ao queijo. Assim fosse, o caramelo seria uma pré-caipirinha.
      Tofu existe, e isso não está em discussão. Só ocorre que ele não é queijo, por não ser derivado de leite. Simples.

      Excluir